Efisica

Uma visão histórica

1: Considerações preliminares

Óptica é o ramo da Física que estuda a propagação da luz e sua interação com a matéria. Para se chegar ao entendimento dessa área um longo caminho foi percorrido e este percurso gerou um histórico bastante rico. Alguns aspectos que merecem destaque estão ligados às idéias sobre a natureza da luz e aos caminhos paralelos que a óptica e o eletromagnetismo trilharam durante séculos.

2: Desenvolvimentos iniciais

A primeira grande evolução da óptica ocorreu durante o século XVII, quando houve um desenvolvimento significativo da sua formulação matemática, o que possibilitou a explicação dos fenômenos observados até então.

3: Óptica ondulatória versus corpuscular

Robert Hooke (1635-1703) refez os experimentos de Grimaldi sobre difração e observou padrões coloridos de interferência em filmes finos. Ele concluiu, corretamente, que o fenômeno observado devia-se à interação entre a luz refletida nas duas superfícies do filme, e propôs que a luz originava-se de um movimento ondulatório rápido no meio, propagando-se a uma velocidade muito grande. Surgiam assim, as primeiras idéias da teoria ondulatória, Isaac Newton (1642-1727), realizou experimentos de dispersão num prisma em 1665, o que levou-o à conclusão sobre a composição espectral da luz branca. Também introduziu a teoria corpuscular que afirmava que "a luz é composta de corpos muito pequenos, emitidos por substâncias brilhantes".

4: Ressurgimento da teoria ondulatória

O início do século XIX presenciou o ressurgimento da teoria ondulatória. Entre 1801 e 1803, Thomas Young (1773-1829) propôs o princípio da superposição e com ele explicou o fenômeno de interferência em filmes finos.

5: Ondas eletromagnéticas e éter

6: Relatividade restrita

7: A óptica quântica

óptica quântica - nesta parte quantiza-se o campo eletromagnético, aparecendo assim o fóton. Com esta teoria podemos tratar da interação entre fótons e átomos e explicar detalhadamente o funcionamento do laser.

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados