Efisica

Ótica da Visão

1: O olho humano

O olho é uma parte do nosso corpo extremamente complexa. Com ele podemos focalizar um objeto, controlar a quantidade de luz que entra e produzir uma imagem nítida de um objeto. Sob esse aspecto o olho humano pode ser comparado a uma câmara fotográfica. No entanto, os mecanismos que permitem ao olho efetuar um sem número de operações (como o controle da luminosidade) são extremamente complexos.

2: Formação de imagem

A imagem no olho é análogo àquele de uma câmara. A imagem é real, invertida e menor do que o objeto.

3: Formalização: o mecanismo de acomadação

Para se perceber uma imagem com nitidez é imprescindível dispormos de um mecanismo de focalização (como fazemos numa máquina fotográfica). O olho focaliza um dado objeto variando a forma da lente denominada cristalino. Esse mecanismo, de variação da forma da lente, é conhecido como mecanismo de acomodação visual.

4: Anomalias da visão

O olho pode apresentar anomalias. Algumas delas podem ser corrigidas com lentes de contato, óculos ou cirurgias.

5: Lentes corretoras

Exemplos: No caso de hipermetropia, a correção se dá com o uso de uma lente convergente adequada. Para a correção da miopia recorre-se a uma lente divergente. O efeito será o oposto do caso anterior. A correção da presbiopia deverá ser efetuada com uma lente convergente (como na hipermetropia). O astigmatismo é corrigido com lentes cilíndricas.

6: A abertura da pupila

Com pouca luz a pupila se abre mais e vai se fechando à medida em que a quantidade de luz aumenta.

7: Acuidade visual

A acuidade visual máxima do olho humano é de 26 segundos de arco. Ou seja, dois raios luminosos entrando no olho devem ter uma separação mínima de 26 segundos de arco entre elas para que as fontes que os produziram possam ser identificados como fontes independentes.

8: Visão em três dimensões

Percebemos o mundo numa visão tridimensional. A principal diferença entre o mundo bidimensional e o mundo tridimensional é uma dimensão conhecida como profundidade.

9: Visão de cores

As cores têm três atributos: a matriz, a intensidade e a saturação.

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados