Efisica

Fótons

1: Introdução

Sempre que você estiver em contato com a luz, qualquer luz , você estará em contato com o fóton que são partículas elementares.

2: Propriedades dos fótons

O fóton não tem massa, não tem carga. O fóton viaja muito rápido, a velocidade do fóton é a velocidade limite, é absoluta.

3: Interações e colisões de fótons

Os fótons colidem e interagem de uma maneira análoga às demais partículas. É isso que, afinal, justifica a classificação dos fótons como partículas.

4: Do início do universo até hoje

Seguindo o raciocínio de um Universo composto apenas pelas "substâncias básicas", as partículas elementares, o Universo teria evoluído deixando alguns "fósseis" dessa era primitiva. Dentre esses fósseis estariam os fótons.

5: A evolução do conceito de fóton

Como todas as partículas, os fótons exibem uma natureza dualística: onda e partícula. Os fótons em alguns fenômenos exibem mais claramente a natureza ondulatória (como na interferência de Young) e em outros se torna mais evidente a natureza de partículas (como no efeito fotoelétrico). Hoje, com o dualismo onda-matéria podemos conciliar a idéia de Newton com os resultados de Young e de Fresnel.

6: No cotidiano

Exemplos: Portas de elevadores utilizavam células fotoelétricas para fechar automaticamente. Lâmpadas que acendem automaticamente conforme a luminosidade. O fotômetro é um medidor de luminosidade que fotógrafos usam para decidir em que condições a fotografia deve ser tirada.

7: Demonstração

A luz é energia. Os raios de luz do Sol transportam energia, de modo que se os concentrarmos numa região pequena, se torna de quantidade suficiente para queimar um pedaço de papel.

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados