Efisica

Raios cósmicos

 

Em 1914 foi descoberto por Hess, na Áustria, que cai da atmosfera, sobre a Terra, certa radiação. Como não se sabia o que era, foi chamada raio cósmico. A principal propriedade observada naquela época era que os raios cósmicos ionizam os gases.

Com o tempo se descobriu que os raios cósmicos são raios gama e partículas constituintes do átomo, que vêm de alguma parte do Universo. São, portanto, elétrons, prótons, mésons, neutrons, etc. que caem sobre a Terra constantemente. Sua origem é ainda desconhecida.

O número de partículas que chegam à Terra é enorme. Ao nível do mar, a média é de uma partícula por segundo em cada centímetro quadrado.

Entre as partículas constituintes dos raios cósmicos, muitas têm energia altíssima. Elas são a fonte de partículas atômicas que mais têm auxiliado aos físicos no conhecimento do átomo.

Atualmente é êste o campo da Física onde há maior número de pessoas trabalhando. Para que se tenha idéia de sua importância, basta dizer que todos os tipos de mésons conhecidos foram descobertos nos raios cósmicos.


 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados