Efisica

Radioatividade

1: Nota histórica - A descoberta da radioatividade

A descoberta dos raios X, em 1895, despertou grande interesse entre os investigadores, que ficaram curiosos quanto à possível existência de outras radiações. Levado por essa curiosidade, no ano seguinte, 1896, o físico francês Henri Becquerel descobriu a radioatividade.Sabia-se naquela época que certas substâncias, quando expostas à luz do Sol, tornavam-se fosforescentes e emitiam luz.

2: Partículas alfa, partículas beta e raio gama

1a) Uma radiação que é atraída pela placa negativa, e que, portanto, tem carga elétrica positiva. Foi inicialmente chamada raio alfa. Depois se constatou que são partículas, que passaram a ser chamadas partículas alfa. 2a) Uma radiação que é atraída pela placa positiva, e que portanto, tem carga elétrica negativa. Foi chamada raio beta. Quando se constatou que são partículas, passaram a ser chamadas partículas beta. 3o) Uma radiação que não é desviada, o que indica que não contém carga elétrica. É chamada raio gama.

3: O que é radioatividade?

Vemos que é uma transformação espontânea de um núcleo em outro, com emissão de uma partícula alfa, ou uma partícula beta, ou um raio gama. Quando se dá essa transformação, dizemos que o átomo se desintegra.

4: Famílias radioativas

Quando uma substância radioativa se desintegra, ela em geral se transforma numa outra substância que também é radioativa e se chama filha da primeira. Esta filha por sua vez também se desintegra, e se transforma em outra filha, que também é radioativa. Assim, sucessivamente, até haver uma última transformação, numa substância que não é mais radioativa, isto é, uma substância estável. O conjunto de todas as substâncias radioativas que vão se desintegrando sucessivamente umas nas outras é chamado família radioativa.

5: Raios cósmicos

Em 1914 foi descoberto por Hess, na Áustria, que cai da atmosfera, sobre a Terra, certa radiação. Como não se sabia o que era, foi chamada raio cósmico. A principal propriedade observada naquela época era que os raios cósmicos ionizam os gases. Com o tempo se descobriu que os raios cósmicos são raios gama e partículas constituintes do átomo, que vêm de alguma parte do Universo. São, portanto, elétrons, prótons, mésons, neutrons, etc. que caem sobre a Terra constantemente. Sua origem é ainda desconhecida.

6: Exercícios propostos

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados