Efisica

Noções Elementares Sobre a Constituição da Matéria

1: A estrutura atômica

Distinguimos duas regiões nos átomos: a) uma com carga elétrica positiva, e muito pesada, que concentra quase todo o peso do átomo: é chamada núcleo. b) uma região ocupada por elétrons, que giram ao redor do núcleo.

2: Núcleos, Isótopos, isóbaros, isótonos

Chamam-se isótopos os elementos que possuem igual número atômico, mas não possuem igual número de massa. Chamam-se isóbaros os elementos que têm mesmo número de massa. Chamam-se isótonos os elementos cujos átomos têm mesmo número de neutrons.

3: Unidade de massa atômica

Em Física se adota então, como unidade de massa atômica, 1/16,00435 de massa atômica média do oxigênio. Representaremos essa unidade por u.m.a..

4: Dimensões do átomo e do núcleo

O volume ocupado por um átomo é o de uma esfera de raio da ordem de 10-8 cm (1 Angström). O volume ocupado pelo núcleo é o de uma esfera de raio da ordem de 10-12 cm. Portanto, o raio do átomo é cerca de 10.000 vezes maior que o do núcleo.

5: As partículas fundamentais

Chamam-se partículas fundamentais às partículas constituintes do átomo. Atualmente conhecemos onze partículas fundamentais: elétron ou negatron, próton, neutron, pósitron ou elétron positivo, neutrino, méson leve positivo, méson leve negativo, méson pesado positivo, méson pesado negativo, méson pesado neutro e fóton.

6: O número de Avogadro

Chama-se número de Avogadro, ou constante de Avogadro ao número de moléculas existentes na molécula-grama de qualquer corpo. É também o número de átomos existentes no átomo-grama de qualquer elemento. É uma constante importante em Física Atômica e Nuclear.

7: Exercícios propostos

Física Moderna

Seção 4: Noções Elementares Sobre a Constituição da Matéria

Tags

materia, moderna

Recursos Relacionados

Contato

Outras Seções

anterior | próximo

  1. Mecânica Quântica
  2. Noções Sobre Condução de Eletricidade pelos Gases
  3. Raios X
  4. Noções Elementares Sobre a Constituição da Matéria
  5. Radioatividade
  6. A Teoria da Relatividade Especial

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados