Efisica

Introdução


O valor de uma grandeza submetida a medição costuma ser adquirido através de um procedimento que, em geral, envolve algum(s) instrumento(s) de medição. O próprio processo de medida, assim como o instrumento utilizado, tem limites de precisão e exatidão, ou seja, toda medida realizada tem uma incerteza associada que procura expressar a nossa ignorância (no bom sentido) do valor medido. A seleção do processo de medida, do instrumento usado e a reprodutibilidade da grandeza medida têm que ser expressa de alguma forma. Em alguns aparelhos, por exemplo, a incerteza do instrumento já vem marcada, caso contrário, a metade da menor divisão da escala é um bom começo. Note que nada sabemos ainda sobre a reprodutibilidade do processo de medida.

A incerteza é importante na hora de compararmos resultados. Na tabela abaixo temos os resultados de duas medidas de uma mesma grandeza com diferentes aparelhos e um padrão.

medida
viscosidade (g cm-1 s-1)
A
9,8 ± 0,4
B
12,3 ± 4,0
padrão
9,3

Na tabela, o valor após o símbolo “±” indica em geral o intervalo de confiança de um desvio padrão, ou seja, o intervalo com probabilidadede de 67% de conter uma medida da grandeza. A valor que segue o símbolo “±” é denominado incerteza. No caso acima, apesar da medida A estar aparentemente mais próxima do padrão sua incerteza, expressa pelo intervalo de confiança, indica um provável erro de medida, enquanto o valor da medida B, apesar de ter uma incerteza maior, concorda com o valor do padrão.


 

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados