Efisica

Algarismos Significativos e Desvios

1: Introdução

O próprio processo de medida, assim como o instrumento utilizado, tem limites de precisão e exatidão.

2: Algarismos Significativos

Denomina-se algarismo significativo o número de algarismos que compõe o valor de uma grandeza, excluindo eventuais os zeros à esquerda usados para acerto de unidades.

3: Conceitos básicos para expressão de incertezas

Exemplos: 1. Medição : O objetivo de uma medição é determinar o valor do mensurando. 2.Resultado de uma medição: Em geral, o resultado de uma medição é somente uma aproximação ou estimativa do valor do mensurando 3.Erros e incertezas: Deve-se atentar e distinguir com cuidado os termos “erro” e “incerteza”. Esses termos não são sinônimos, ao contrário, representam conceitos completamente diferentes.

4: Estatísticas

Quando se trabalham com vários resultados em condições de repetitividade de uma medição, usam-se algumas estatísticas para resumir e consolidar as informações obtidas.

5: Desvio Padrão

ERRO: É a diferença entre a medida e o valor verdadeiro. INCERTEZA: Reflete o desconhecimento do valor exato do mensurando.

6: Propagação de incertezas

Para grandezas determinadas através de fórmulas temos a incerteza propagada.

7: Representação de incertezas em um gráfico

Num gráfico vamos expressar a incerteza de cada ponto experimental na forma de uma barra vertical (ou horizontal) que representará o intervalo de confiança definido pela incerteza da grandeza.

8: Resumo de fórmulas para propagação de incertezas

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados