Efisica

Formas de energia

 


A capacidade de realizar tarefas origina-se dos mais distintos processos físicos. Existem, pois, formas distintas de geração (ou armazenamento) de energia. A cada forma de energia associamos um nome para lembrar sua origem. Por exemplo, na detonação de uma bomba atômica existe a liberação (produção) de uma enorme quantidade de energia. Essa forma de energia se origina de processos que ocorrem no núcleo dos átomos (divisão de núcleos). Por isso, essa forma de energia recebe o nome de energia nuclear.
molecula

catavento

Se a energia gerada tem origem no aproveitamento dos ventos, ela recebe o nome de energia eólica. Se a energia gerada se origina do aproveitamento de energia armazenada pela presença de campos elétricos (e magnéticos), temos a energia elétrica (ou magnética). O calor também é uma forma de energia (energia térmica). gref- energia eletromagnetica

energia - GREF

Existe, portanto, um número apreciável de formas de energia. Nos próximos capítulos estaremos estudando a Energia Mecânica. Ela é composta de outras duas formas: a Energia Cinética e a Energia Potencial.

Energias - sala de fisica

 

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados