Efisica

Sobre as Origens

Neste texto adotaremos o ponto de vista de que a origem da Mecânica, bem como da Física e de toda a ciência ocidental, coincide com o período inicial da Filosofia Grega. O saber filosófico englobava, na Grécia Antiga, a totalidade do conhecimento racional alcançado até então pelo Homem. Abrangia, portanto, as mais diversas áreas do conhecimento. Com o passar do tempo a filosofia deu lugar aos diversos ramos da ciência, os quais designamos hoje por: matemática, física, biologia etc..

A filosofia natural da Grécia antiga, entendida como "amor à sabedoria", indicava um interesse pelo conhecimento do mundo em sua totalidade, tendo um significado de investigação racional em busca da verdade. Tratava-se, portanto, de uma atividade intelectual que buscava racionalmente o conhecimento.

Muitos dos pensadores gregos, desde a Escola de Mileto (VI a.C.), se preocuparam com a Physis, ou seja, com a natureza das coisas e sua constituição. A palavra grega Physis significa a natureza essencial (ou íntima) de todas as coisas, e dela se origina o termo Física.

Quando surgiram os primeiros textos de Mecânica? Existem referências a um texto muito antigo. No entanto, não se conhece com precisão a época em que foi produzido. Trata-se de um estudo de máquinas simples conhecido por "Problemas de Mecânica". Ele seria o que consideramos hoje um texto prático ou de aplicação de Mecânica, que para alguns é o primeiro registro escrito da Mecânica. Por falta de registros mais antigos, muitos autores(1) estabelecem o início da história da Mecânica com Aristóteles (384 - 322 a.C.).saiba mais

Outros autores preferem atribuir o início da Mecânica aos trabalhos de Arquimedes (287 - 212 a.C.), que, além de estabelecer os princípios básicos da estática, utilizou em seu método de análise deduções matemáticas precisas. Nos trabalhos de Arquimedes a linguagem matemática tinha um importante papel.
Independentemente dessa disputa histórica pela paternidade da Mecânica apresentaremos o papel de alguns pensadores desde a escola de Mileto até o século atual. Tentaremos dar alguns elementos sobre o clima cultural no qual eles estavam imersos.

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados