Efisica

Pressão

 

Quando empilhamos caixas sobre uma certa superfície devemos tomar o cuidado de espalhá-las para que o estrado no qual elas repousam não se quebre ou o chão não ceda, provocando o afundamento das caixas. Ao espalharmos as caixas estaremos reduzindo a pressão que elas exercem sobre a superfície sobre a qual elas repousam.

O que é pressão?

Para entendermos o que é pressão consideremos duas superfícies, uma de área de 10 cm2 e outra de área de 20 cm2. Ao aplicarmos a mesma força sobre duas superfícies (no caso, essas duas) sentimos o efeito da força como se ela estivesse mais concentrada na superfície de área menor. Essa medida do nível de concentração ou diluição da força aplicada a uma superfície é o que denominamos de pressão. Definimos a pressão sobre uma superfície de área A como a relação entre o módulo da força perpendicular à superfície e a área A, isto é,

Assim, a pressão exercida pela força F (perpendicular à área) sobre a área de 10 cm2 é duas vezes maior do que a pressão exercida pela mesma força sobre a área de 20 cm2. Como já foi dito anteriormente (Hidrostática ), a pressão é uma grandeza escalar.

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados