Efisica

Diferenças de pressão no cotidiano

1. O sifão

 

Um carro fica sem gasolina numa auto-estrada. O motorista pede auxílio para outros veículos. Um deles pára e se prontifica a fornecer o precioso combustível ao motorista incauto. Como retirá-lo de um tanque e passar para o outro tanque? Isto é possível se um dos dois motoristas (ou os dois) tiver um vasilhame e um pequeno duto de plástico flexível.

Com o pequeno duto de material flexível é possível construir um sifão. O princípio de funcionamento do sifão pode ser entendido olhando-se para a figura ao lado.

 

a pressão atmosférica atuando sobre o liquido

A pressão atmosférica atua no recipiente do lado direito contendo o líquido (por exemplo, o tanque do carro). A ação dessa pressão é forçar o líquido para cima se o tubo estiver cheio. A pressão atuará na outra extremidade do tubo também. No entanto, se o ponto C estiver abaixo de B, o líquido fluirá do recipiente para o vasilhame. Isto não ocorre se C estiver acima de B.

Se o peso do líquido no tubo externo for maior do que o no interno, o líquido fluirá. Caso contrário, não. Note-se que o sifão só funciona como tal se o duto estiver completamente ocupado pelo fluido.

No caso dos carros que ficam sem gasolina, o motorista se vê obrigado a sugar com a boca a gasolina até que ela preencha o duto. Com isso às vezes o motorista experimenta um pouco de gasolina na boca.

O vaso sanitário de um banheiro funciona como um sifão.

 

2. Variações de pressão e mudança no tempo

 

O fluido que envolve a Terra (sua atmosfera) não está com a mesma temperatura e a mesma pressão em todos os pontos. Existe sempre a tendência de formar regiões de alta pressão e regiões de baixa pressão. As diferenças de pressão provocam movimentos de massa (movimentos do ar), acarretando os ventos e as alterações no clima.

3. Vidros de spray

 

A diferença de pressão entre o interior do recipiente e o ambiente externo é utilizada em vidros de spray para expelir o líquido contido. O ideal é utilizar a saída do líquido pelo ponto mais baixo do recipiente.

Normalmente, os perfumes são guardados nos frascos com gás sob pressão, para facilitar o seu uso através do spray.

 

vidro de spray com gás para expelir o liquído

4. Altímetros

 

altímetro instrumento de navegação utilizado por aeronaves
O altímetro é um instrumento de navegação, de grande importância, utilizado em aeronaves. O seu papel é o de determinar a altitude do avião.

A fórmula sugere que, através da medida de diferenças de pressão, podemos determinar a altura. Esse é o princípio no qual o altímetro se baseia. Isto é, como a pressão varia com a altura, pode-se determinar a altura, uma vez conhecida a pressão no ponto onde se encontra o avião. Naturalmente, o que se quer comparar é a pressão na posição do avião e a pressão ao nível do mar.

 

Mecânica (Básico)

Seção 31 : Pressão e Diferenças de Pressão

  1. Pressão
  2. Pressões no cotidiano
  3. Pressão - demonstração
  4. Diferenças de pressão no cotidiano
  5. Entendendo o princípio de Arquimedes
  6. Unidades de pressão
  7. Experimentação

Seção anterior |

Sobre esta Página

Autores:

  • Gil da Costa Marques
  • Nobuko Ueta

Modificado: 2007-07-03

Tags

Recursos Relacionados

Contato

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados