Efisica

Exercícios Propostos

 


1. Dois carros A e B deslizam numa estrada coberta de gelo quando tentam parar num semáforo. A tem massa de 1.100kg e a de B é de 1.400kg. O coeficiente de atrito cinético entre a estrada e as rodas travadas de ambos os carros é 0,130. O carro A consegue parar no semáforo, mas não o B, que bate na traseira de A. Após a colisão, A pára 8,20m após o ponto de impacto e B a 6,10m deste. Os freios dos dois carros ficaram bloqueados durante todo o acidente.

a) A partir da distância que cada carro percorreu após o choque, determine a velocidade de cada um imediatamente após o impacto.
b) aplique a conservação do momento para determinar a velocidade de B ao atingir A. com base em quê pode ser criticada a aplicação da conservação do momento neste caso?


2. Um bloco de massa m1 = 1,88 kg desliza ao longo de uma superfície sem atrito com velocidade de 10,3 m/s. Diretamente em frente dele, e movendo-se no mesmo sentido, há um bloco de massa m2 = 4,92 kg, cuja velocidade é de 3,27 m/s. Uma dada mola de massa desprezível, cuja constante elástica vale k = 11,2 N/cm está presa à traseira de m2, conforme a Figura. Quando os blocos se chocam, qual a compressão máxima da mola? (Sugestão: No momento de compressão máxima da mola, os dois blocos se movem juntos e o choque é completamente inelástico nesse ponto; calcule então a velocidade comum.)


3. Uma barca de 1,50 x 104 kg desce um rio a 6,20 m/s sob denso nevoeiro quando se choca de lado com outra que cruza o rio, conforme à Figura. A segunda barca tem massa 2,78 x 104 kg e velocidade de 4,30 m/s. Imediatamente após o impacto, a segunda barca verifica que seu curso foi desviado 18,0° no sentido rio abaixo e sua velocidade aumentada para 5,10 m/s. A correnteza era praticamente nula no momento do acidente.

a) Qual a velocidade e direção do movimento da primeira barca imediatamente após o choque?
b) Quanta energia cinética foi perdida na colisão?


 

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados