Efisica

Introdução

 


Muitas vezes ouvimos falar de pessoas que se perdem em regiões inóspitas. Estar perdido significa que alguém não sabe se localizar a partir de um ponto de referência. Dizemos que as pessoas não conhecem as coordenadas do ponto onde elas estão. Estar perdido significa não saber as coordenadas geográficas: latitude e longitude.

Por muito tempo, os grandes navegadores não dispunham de um método seguro para determinar as coordenadas geográficas. Só no século XVIII esse problema foi resolvido por um carpinteiro inglês, que conseguiu construir um cronômetro marítimo de grande precisão.

A determinação da posição de um objeto na superfície terrestre foi e continuará sendo uma questão de grande relevância. Do ponto de vista militar, o posicionamento é de vital importância estratégica. Do ponto de vista econômico, a relevância do posicionamento passou a ser a cada dia maior. Isso vale tanto para a navegação noturna nos rios da Amazônia quanto para a localização dos aviões em regiões inóspitas.

bussula

O posicionamento é de grande relevância na navegação na superfície terrestre (marítima, fluvial, aeronáutica, rodoviária e ferroviária). Tem relevância na agricultura (estimativas de safras e inventários florestais) e aplicações nas ciências atmosféricas e na geologia.


 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados