Efisica

Medindo a pressão - barômetros

 

 

Esta expressão para a diferença de pressão pode ser utilizada para a determinação de pressões desconhecidas. Na figura ao lado apresentamos o manômetro de tubo chato, que é um dos medidores de pressão mais simples.

manômetro de tubo chato

A diferença entre a pressão P exercida pelo líquido num recipiente e a pressão atmosférica patm é igual a . Essa diferença é a pressão manométrica. É essa pressão que você mede ao conferir a pressão dos pneus num posto de gasolina. A indicação de pressão zero corresponde, neste caso, à pressão atmosférica.

Os instrumentos utilizados para medir a pressão atmosférica são os barômetros.

Pode-se construir um barômetro muito simples a partir de um tubo em U e fechado numa das extremidades. Depois de evacuado o ar no interior do tubo (fazendo a pressão se anular), coloca-se um fluido denso. Normalmente, utilizamos o mercúrio, cuja densidade é 13,6 vezes maior do que a da água. A pressão atmosférica, nesse tipo de barômetro, pode ser inferida pela altura h do mercúrio (Hg). Tem-se:

barômetro instrumento utilizado para medir a pressão atmosférica

Ao nível do mar, a altura do tubo de mercúrio é de aproximadamente 76cm (760mm). O uso do mercúrio nos barômetros é tão comum que, para efeito prático, passou a ser utilizado como unidade de medida de pressão. Assim, referimo-nos à pressão como dado pelo número de milímetros de mercúrio. Um milímetro de mercúrio corresponde a uma pressão de 1 torricelli (1 torr).
A própria pressão atmosférica é utilizada como unidade de medida de pressão (1 atm). Assim,

1 atm = 760mm Hg = 760 torr = 101,325kPa

Uma demonstração simples de que a pressão só depende da profundidade e não de outras características como, por exemplo, a forma do vaso pode ser realizada colocando-se água num vaso que tem comunicação com outras partes nas quais as formas são as mais diversas. Verificaremos que, em todos os ramos dos vasos, a altura será a mesma.

demonstração de que a pressão só depende da profundidade


 

 

Mecânica (Básico)

Seção 30 : Hidrostática

  1. Fluidos
  2. Densidade
  3. Pressão num fluído
  4. Diferença de pressão num fluído
  5. Medindo a pressão - barômetros
  6. Princípio de Pascal

Seção anterior | próxima Seção

Sobre esta Página

Autores:

  • Gil da Costa Marques
  • Nobuko Ueta

Modificado: 2007-04-29

Tags

Recursos Relacionados

Contato

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados