Efisica

Unidades

 

Na Dinâmica usaremos exclusivamente o Sistema Internacional de Unidade (SI), que tem, para unidade de intensidade de força, o newton, cujo símbolo é N. Observe que, de acordo com as regras de escrita do SI, a unidade "newton" se escreve com letra minúscula, embora venha do nome próprio "Newton".

Por razões históricas, às vezes aparece uma outra unidade de força que não pertence ao SI: é o quilograma-força, cujo símbolo é kgf.

No cotidiano costumamos trocar a unidade de força por unidade de massa. Por definição, o kgf (quilograma-força) é a força com que a Terra atrai uma massa de 1kg. Então, a unidade de força é o quilograma-força e a unidade de massa, 1 quilo. Entretanto, costuma-se dizer (erroneamente) "um peso de 1 quilo".

A aceleração da gravidade varia pouco ao nível do mar, em diferentes partes da Terra, de modo que, dentro de uma certa precisão, podemos aceitar essa definição como universal.

No sistema internacional de unidades, a unidade de força newton (N) é definida como a força que comunica à massa de um quilograma (kg) a aceleração de um metro por segundo, por segundo (1m/s2).

Uma outra unidade que é utilizada é a dina, a unidade de força no sistema cgs. A dina é a força que comunica à massa de um grama a aceleração de um centímetro por segundo, por segundo (1 dina = 1 g cm/s2 = 10-3 kg 10-2m/s2 = 10-5 N ).

 

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados