Efisica

Forças na mecânica

 
Força peso

A força peso é o resultado da atração gravitacional exercida pela Terra não somente sobre os objetos localizados próximo à sua superfície, mas atuando também a distâncias relativamente longas.

Trata-se do exemplo mais simples de forças de ação à distância. O fato de os objetos caírem sobre a superfície terrestre é a conseqüência mais perceptível da força peso. Em geral, escreve-se a força peso sob a forma

onde g é a aceleração da gravidade.

Pode-se determinar que, experimentalmente, em São Paulo o valor aproximado de g é:

O estudante deve sempre levar em conta a presença da força peso. Geralmente, representamos a superfície da Terra como sendo plana (o raio da Terra é tão grande que é assim que a percebemos). A força peso tem sempre o sentido apontado para a superfície terrestre.

Força de contato

Se dois objetos estiverem em contato, podemos prever forças resultantes desse contato. Como veremos depois, dois tipos de forças de contato serão de interesse neste curso. A primeira delas é a força normal, a qual resulta da força aplicada nos corpos devido ao seu contato com a superfície. A outra é a força de atrito, que também resulta do contato com a superfície, mas tem características muito diversas da primeira.

 

FORÇA NORMAL

 

Um livro repousa sobre uma mesa. Isso ocorre porque a mesa exerce uma força sobre o livro. Essa força é perpendicular à mesa (tem a direção da reta perpendicular à superfície) e equilibra a força da gravidade (impedindo que o livro caia no chão).
Esse tipo de força, que impede o movimento na direção perpendicular às superfícies, tem sempre essa direção. Como perpendicular, neste caso, é sinônimo de normal, essa força tem o nome de Força Normal. Por isso, ela será indicada com a letra N.
A força normal é a forma de a mesa (ou qualquer outra superfície) reagir (força de reação) a deformações ditas elásticas, provocadas por objetos colocados sobre ela. Sua origem são as forças interatômicas.

 

A FORÇA DE ATRITO

 

Força de tensão

Fios que interligam ou acoplam os objetos impõem restrições ao seu movimento. Disso resulta uma força chamada de tensora, ao longo do fio. Designaremos essa força tensora abreviadamente por tensão e utilizaremos a letra T para representá-la. A tensão T (a força tensora) tem a direção do fio.


 

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados