Efisica

Força e interação

 

Imagine um objeto em movimento com uma certa velocidade constante. O que devemos fazer para alterar a sua velocidade? Na Física dizemos que basta aplicar ao objeto uma força. Do ponto de vista físico, as forças são os agentes responsáveis pela mudança da velocidade de um objeto.

Ao chutarmos uma bola em repouso, vamos colocá-la em movimento. Esse movimento resulta da força aplicada (sobre ela) pelo nosso pé direito (ou o pé esquerdo). Forças são muito comuns no nosso cotidiano: ao segurarmos uma pedra, ao caminharmos ou no exercício de várias atividades humanas.

As forças resultam da capacidade das várias partes do Universo (e da matéria) de interagirem entre si.

Forças resultam da interação da matéria.

O que acarreta as mudanças na velocidade dos objetos são os agentes denominados Forças.

Apesar de o termo "força" abrigar uma noção quase intuitiva, é importante entender que, do ponto de vista da Física, a noção de força está intimamente relacionada com a alteração do estado de movimento de uma partícula, isto é, a presença de forças entre as partes da matéria se faz sentir através de um movimento de afastamento (forças repulsivas) ou de aproximação (forças atrativas) das mesmas.

A Dinâmica é a parte da Mecânica que se dedica ao estudo dos movimentos levando em conta as suas causas: as forças. Ela tem como fundamento três leis de Newton: a lei da inércia, a lei que estabelece uma relação muito simples entre força e aceleração e, finalmente, a lei da ação e reação. Essas três leis formam a base da dinâmica e foram propostas por Newton no século XVII.

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados