Efisica

Energia e trabalho no cotidiano


1. Hidroelétricas

 

Numa usina hidroelétrica a energia potencial da água armazenada em represa é utilizada para girar turbinas que geram energia elétrica. Nos exemplos práticos do dia-a-dia sempre há perda de energia, porque o sistema não é ideal e não está totalmente isolado.

usina hidroelétricas


2. Energia Muscular

 

A energia muscular resulta da transformação das substâncias armazenadas no organismo humano. O açúcar ou a gordura é queimada para fornecer energia aos músculos, causando a contração de alguns e a distensão de outros sob o comando do cérebro, de tal modo que o corpo consiga empurrar, por exemplo, um veículo quebrado.

Energia muscular


3. Energia solar

 

O Sol é uma estrela que emite muita energia proveniente de reações nucleares de fusão. Dada a sua temperatura, que na superfície é da ordem de 6000K, a matéria solar é constituída de núcleos e elétrons separados e não átomos. A reação que ocorre na matéria solar é de fusão dos núcleos, isto é, junção dos núcleos, que libera muita energia além de muitas partículas, os raios cósmicos.


4. Energia solar e a fotossintese

 

Uma parte da energia solar é absorvida pelas plantas para sintetizar açúcares a partir de gás carbônico e de água. Esses açúcares são utilizados pelas plantas para produzir flores, frutos, folhas e raízes, fontes de alimentação de animais e homens. Na fotossíntese é produzido ainda oxigênio, purificando assim o ar.

Energia solar e a fotossintes


5. Energia solar para aquecimento

 

Algumas residências são dotadas de coletores solares planos instalados nos telhados, para o aquecimento parcial da água. Existem também coletores solares côncavos, que fazem a concentração dos raios solares, gerando energia térmica utilizável de diversas maneiras.

 

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados