Efisica

Princípio de Arquimedes - Empuxo

1: Empuxo

Empuxo é igual ao peso do volume do fluido deslocado.

2: Densidade superficial e densidade volumétrica

A densidade superficial é utilizada por exemplo para vender papeis onde é definido a espessura e garmatura. Já, para outros sólidos como madeira, metais etc., define-se a densidade volumétrica.

3: Objetos que boiam e objetos que afundam

Se o objeto for menos denso que o fluido (bola de isopor dentro da água), o objeto irá flutuar. Se a densidade do objeto for maior do que a do fluido (bola maciça de ferro dentro da água), o objeto tenderá a afundar.

4: Arquimedes

O método descoberto por Arquimedes se aplica a objetos com formas geométricas irregulares e permite obter a densidade através do seu peso aparente imerso em água e do peso imerso em ar.

5: Empuxo no cotidiano

Exemplos: Objetos com densidade uniforme flutuam, objetos "ocos" flutuam, uma tigela flutuando, garrafa boiando, facilitando a flutuação, objetos mais leves que o ar, balões em festas juninas e os icebergs.

6: Experimentação

1. Medir a gramatura de uma folha de papel sulfite através da medida das suas dimensões e da massa. 2. Medir a densidade volumétrica de um tarugo metálico de formato geométrico definido. 3. Medir a densidade volumétrica de uma moeda (forma geométrica irregular) através do empuxo.

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados