Efisica

Medindo distâncias muito pequenas

 


Você já deve ter visto um microscópio muito utilizado em ciências e biologia. Você pode fazer medidas em células, insetos etc., desde que tenha uma forma de calibrar o instrumento. Existem escalas de alta precisão que permitem realizar essa calibração. O trabalho é o mesmo para se calcular a distância entre dois pontos numa cidade usando a escala correspondente. Na ocular do microscópio você verá uma escala e deve usar a comparação desta com a escala de calibração para obter a dimensão desejada.

Existem também métodos indiretos de medida de distâncias pequenas, onde se usa um fenômeno que ocorre com a luz, a difração da luz. Com o uso de uma fonte de luz coerente chamada LASER formam-se figuras muito nítidas. Hoje em dia, a luz LASER é muito difundida até em (pointers) aparelhos usados para apontar textos em palestras com formato de caneta, ou então em luzes que cortam a noite em mega-espetáculos de música com efeitos de alta tecnologia.

O fenômeno da difração ocorre com qualquer tipo de onda, independentemente da sua natureza. Ondas de água, ondas sonoras e até de luz sofrem difração ao atravessar fendas suficientemente estreitas.

No caso da luz de LASER, por ter propriedades particulares, o fenômeno da difração pode ser facilmente visualizado. Com luz comum também existe a mesma difração só é mais difícil de ver tão nitidamente.





 

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados