Efisica

Usando o Paquímetro e o Micrômetro


Você já tentou medir o diâmetro de uma agulha de costura? Fica claro que, se precisarmos de uma medida precisa do diâmetro, não é possível obter essa medida usando régua mesmo que seja uma de alta precisão. Essa dimensão pode ser obtida com um paquímetro ou com um micrômetro.

Tanto o paquímetro como o micrômetro possuem um dispositivo especial, o vernier, que permite medir frações de 1mm com bastante precisão. No apêndice A estão descritos os princípios de funcionamento bem como vários tipos de verniers existentes em paquímetros e micrômetros de diferentes procedências.
exemplo interativo (vernier)

Você vai encontrar uma escala pequena móvel e uma haste grande com divisões em mm.

Você deve procurar na escala menor (móvel) qual é o traço que coincide exatamente com qualquer traço da escala fixa. As leituras nos paquímetros abaixo estão mostrados.

No caso de um micrômetro a escala que vai dar as frações de mm está no cilindro dividido em 50 partes. No eixo do micrômetro, você vai encontrar uma escala dividida em ½ mm. Cada volta completa do cilindro corresponde a ½ mm. Então, duas voltas completas, portanto, 100 divisões do cilindro correspondem a 1mm. Assim, cada divisão do cilindro representa 0,01mm (um centésimo de mm).

saiba mais (medidas)


 

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados