Efisica

Medições de Distância

1: Introdução

Efetuar medidas com precisão cada vez maior é um desafio tecnológico nos dias de hoje. O seu interesse é tão grande que seu estudo é objeto de um ramo da Ciência conhecido como Metrologia.

2: Unidades de Comprimento

Antigamente, a unidade de comprimento, o metro, era definido como uma determinada fração da circunferência da Terra.

3: Escalas de Distância

Variaçâo de distância no Universo. Temos objetos extremamente pequenos, como um átomo, bem como objetos extremamente grandes, como uma galáxia. Existem, assim, várias escalas de distância no nosso Universo.

4: Medições no Cotidiano

Vamos medir alguns objetos do cotidiano e organizar os dados experimentais sistematicamente.

5: Medindo distâncias muito grandes

Um método para medir a distância da Terra as estrelas é conhecido como o da "paralaxe estelar".

6: Medindo distâncias muito pequenas

Na ocular do microscópio você verá uma escala e deve usar a comparação desta com a escala de calibração para obter a dimensão desejada.

7: Usando o Paquímetro e o Micrômetro

Tanto o paquímetro como o micrômetro possuem um dispositivo especial, o vernier, que permite medir frações de 1mm com bastante precisão.

8: Exercícios Propostos

9: Experimentação

Objetivos: 1. Conhecer métodos indiretos de medição. 2. Utilizar o método da triangulação 3. Medir objetos muito pequenos através do fenômeno da difração da luz. 4. Utilizar aparelhos de alta precisão como micrômetro e paquímetro. 5. Desenvolver o senso crítico para poder fazer a escolha adequada de métodos e equipamentos, para realizar medições de diferentes distância

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados