Efisica

Exercícios Propostos

 

1. Uma barra horizontal é usada para sustentar um objeto de 75 kg entre duas paredes, como mostra a figura. As forças iguais F exercidas pela barra nas paredes podem ser variadas ajustando-se o comprimento da barra. Apenas o atrito entre os extremos da barra e as paredes seguram o sistema. O coeficiente de atrito estático entre a barra e as paredes é 0,41. Ache o valor mínimo das forças F para haver equilíbrio.


2. Um trabalhador quer empilhar areia em uma área circular em seu quintal. O raio do círculo é R. Nenhuma areia deve sair para fora da área determinada. Mostre que o volume máximo de areia que pode ser estocado dessa maneira é Me >R3/3 onde Me é o coeficiente de atrito estático da areia com a areia (O volume do cone é Ah/3, onde A é a área da base e h é a altura.)

3. A é um bloco de 4,4 kg e B é um bloco de 2,6 kg. Os coeficientes de atrito estático e atrito cinético entre A e a mesa são 0, 1 8 e 0, 15 respectivamente.

a) Determine a massa mínima de um bloco C que deve ser colocado sobre A para impedi-lo de deslizar.
b) O bloco C é repentinamente retirado de cima de A. Qual é a aceleração de A?


4.O cabo de um escovão de massa m faz um ângulo q com a vertical. Seja mc o coeficiente de atrito cinético entre o escovão e o assoalho e me o coeficiente de atrito estático. Despreze a massa do cabo.

a) Ache o módulo da força F, dirigida ao longo do cabo, necessária para fazer com que o escovão deslize com velocidade uniforme sobre o assoalho.
b) Mostre que se q for menor do que um certo ângulo, q0, o escovão não poderá deslizar sobre o assoalho, por maior que seja a força aplicada ao longo do cabo. Qual é o ângulo q0?


5. A figura mostra a seção transversal de uma estrada cortada em um lado de uma montanha. A linha contínua AA' representa uma camada fraca ao longo da qual os desligamentos são possíveis. O bloco B, diretamente acima da estrada, é separado da parte superior rochosa por uma grande fenda, de modo que somente a força de atrito entre o bloco e a superfície da camada fraca impede o deslizamento. A massa do bloco é 1,8x107 kg, o ângulo de inclinação da camada fraca abaixo do horizonte é de 24°; o coeficiente de atrito estático entre o bloco e o plano é 0,63.

a) Mostre que o bloco não escorregará.
b) A água penetra na fenda e exerce sobre o bloco uma força hidrostática F paralela à inclinação. Que valor mínimo de F desencadeará um deslizamento?


 

Mecânica (Básico)

Seção 19 : Forças de Atrito

  1. Introdução
  2. Origem da força de atrito
  3. Força de atrito no cotidiano
  4. Exercícios Propostos
  5. Experimentação

Seção anterior | próxima Seção

Sobre esta Página

Autores:

  • Lionel Gamarra

Modificado: 2007-07-02

Tags

Recursos Relacionados

Contato

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados