Efisica

Medidas de tensão, corrente e resistência


A corrente elétrica é um fenômeno de escoamento que precisa ser mantido por uma fonte de tensão ou corrente que fornece a energia dissipada. Mais adiante vamos estudar com mais detalhe as fontes e seus comportamentos. Nesta atividade vamos nos concentrar nas medidas de corrente e tensão num resistor. As grandezas cuja medida nós vamos medir estão definidas na figura ao lado (a partir de agora nós vamos chamar as tensões pela letra U, não mais V).

O resistor deverá estar conectado a algo, que neste caso pode ser simplesmente uma bateria química, que mantenha a tensão UR e a corrente IR . A relação entre a tensão e a corrente no resistor é dada pela lei de Ohm: UR = RIR.

Cada uma dessas grandezas é medida por um aparelho diferente, que deve ser conectado de forma diferente ao circuito existente. A introdução dos aparelhos de medida modifica a resistência total oferecida ao resto do circuito e isso modifica as grandezas que se quer medir. O uso de cada um desses aparelhos de medida e seu efeito é descrito a seguir:

 

Medir corrente IR

Um amperímetro mede a corrente IA que o atravessa. Para fazê-lo medir a corrente IRque atravessa o resistor é necessário conectá-lo em série com o resistor, de forma que IA = IR.

A introdução do amperímetro em série com o resistor aumenta a resistência total, alterando a tensão e a corrente no resistor. Se RA << R esse efeito será desprezível, portanto é desejável que um amperímetro tenha resistência tão pequena quanto possível.

práticaIR

Medir tensão IR

Um voltímetro mede a tensão ou diferença de potencial UV entre seus terminais. Para fazê-lo medir a diferença de potencial UR entre os terminais do resistor é necessário conectá-lo em paralelo com o resistor, de forma que UV = UR.

A introdução do voltímetro em paralelo com o resistor diminui a resistência total, alterando a tensão e a corrente no resistor. Se RV >> R esse efeito será desprezível, portanto é desejável que um voltímetro tenha resistência tão grande quanto possível.

prática

Medir resistência R

 

Um ohmímetro mede a resistência de um resistor aplicando uma diferença de potencial sobre o resistor e medindo a corrente que o percorre. O resistor precisa ser desconectado do circuito ao qual está ligado para ter sua resistência medida por um ohmímetro.

A resistência também pode ser determinada através das medidas da tensão e da corrente no resistor, calculando-se a razão entre as duas medidas.

prática


 

Eletricidade e Magnetismo (Universitário)

Seção 3 : Introdução às medidas elétricas

  1. Objetivos
  2. Introdução
  3. Medidas de tensão, corrente e resistência
  4. Procedimento experimental

Seção anterior | próxima Seção

Sobre esta Página

Autores:

  • Niels F. Lima

Modificado: 2007-05-15

Tags

Recursos Relacionados

Contato

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados