Efisica

Experiência remota

 



http://193.175.144.216/online-experiment/solarzelle/solarzelle.html

O "link" acima o levará a uma experiência real de levantamento da curva I x V de um gerador fotovoltaico, abrigada no laboratório do Departamento de Física Aplicada da divisão de Jülich da Fachhochshule Aachen, Alemanha. (http://www.juelich.fh-aachen.de/fachbereiche/physik/).

A montagem consiste em uma fotocélula iluminada por uma lâmpada, as duas conectadas a um circuito de medição e controle através do qual se pode remotamente:

  • variar e medir a tensão aplicada à lâmpada (Lampenspannung) e com isso a intensidade luminosa;
  • variar e medir a tensão contrária (Gegenspannung) pela qual se simula o efeito da resistência de carga;
  • medir a tensão fotovoltaica (Photospannung);
  • medir a corrente fotovoltaica (Photostrom).
Para iniciar a experiência você deve escolher a opção "Start Online Experiment", e então se abrirão dois painéis. O painel superior mostra a imagem atual da fotocélula iluminada pela lâmpada, captada por câmera de vídeo, e a figura de um painel de controle que mostra os valores atuais das 4 variáveis acima. Note que o painel superior apenas mostra os valores das variáveis, mas não permite a modificação deles. A modificação remota dos valores das variáveis independentes, a tensão sobre a lâmpada (Lampenspannung) e a tensão contrária (Gegenspannung), é feita através do painel inferior, introduzindo-se os valores desejados nas caixas de texto correspondentes. Para isso, note que:
  • o separador de decimais em alemão é, como em português, a vírgula;
  • escreva os números sempre com duas casas decimais, senão o programa os interpretará erroneamente (se você escrever 6,1 ele irá entender 6,01, portanto escreva 6,10);
  • ao terminar o experimento clique em "Versuch beenden" no painel inferior (para zerar os valores das duas tensões) e só então feche a janela.



 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados