Efisica

Introdução

 



Os aparelhos de medida reais que podemos usar num laboratório não são aparelhos de medida ideais, e interferem no fenômeno observado. Em muitos casos precisamos levar em conta as propriedades do aparelho e sua interferência com a grandeza medida. No caso de nosso laboratório de medidas elétricas, é necessário conhecer o valor da resistência elétrica dos nossos principais aparelhos de medida, o voltímetro e o amperímetro, para que possamos ao menos estimar a sua interferência sobre a medida. O objetivo desta experiência é a determinação do valor da resistência elétrica dos aparelhos que empregaremos em nosso curso, nas suas diferentes escalas de medida.

RESPONDA: Qual é a resistência elétrica de um voltímetro ideal? E a de um amperímetro ideal? Estime o valor (isso mesmo, chute!) da resistência interna do voltímetro e do amperímetro analógicos que usamos em nosso laboratório.


Figura 1. Voltímetro e amperímetro em série.
Considere a associação em série (Figura 1) de um voltímetro V e de um amperímetro A. Quando aplicamos uma diferença de potencial U aos terminais da associação de medidores flui uma corrente I através dela. Essa mesma corrente I atravessa o voltímetro e atravessa amperímetro, sendo medida:

IA = IV = I.

Mostre que, na associação em série dos medidores, se dividirmos a tensão UV medida pelo voltímetro pela corrente IA medida pelo amperímetro, obteremos o valor da resistência do voltímetro:


Figura 2. Voltímetro e amperímetro em paralelo.
No caso da associação em paralelo (Figura 2) de um voltímetro V e de um amperímetro A, a diferença de potencial aplicada aos terminais da associação de medidores U é igual às diferenças de potencial UA sobre o amperímetro e UV sobre o voltímetro, que a mede:

UA = UV = U.

Mostre que, na associação em paralelo dos medidores, se dividirmos a tensão UV medida pelo voltímetro pela corrente IA medida pelo amperímetro, obteremos o valor da resistência do amperímetro:


 

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados