Efisica

Nota Histórica

 

James Prescott Joule, (1818 – 1889), inglês, quando ainda muito jovem foi discípulo de Dalton, de quem recebeu muita influência. Seus primeiros trabalhos foram sobre eletromagnetismo. Depois passou ao calor. E posteriormente dedicou-se ao estudo do calor desenvolvido pelas correntes elétricas.

O primeiro princípio da termodinâmica tinha sido enunciado pelo médico alemão Mayer, mas, de maneira pouco clara. Joule foi o primeiro a esclarecer o significado daquele princípio, e teve o grande mérito de ter sido o primeiro físico a medir o valor da relação constante entre o trabalho e o calor, relação que, em sua homenagem, se representa por J.

James Prescott Joule

Figura de James prescott Joule

Ele determinou experimentalmente que a quantidade de calor libertada por uma corrente elétrica é diretamente proporcional à resistência do condutor e ao quadrado da intensidade da corrente. Essa relação entre a quantidade de calor, a resistência do condutor e a intensidade da corrente é hoje chamada lei de Joule, conforme vimos no tópico "Efeito Joule".

Em teoria cinética dos gases realizou trabalhos interessantes: fez a primeira medida precisa da velocidade média das moléculas de um gás. Foi esse um outro trabalho importante, porque foi uma das experiências precursoras da Física Atômica.

 

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados