Efisica

Eletrodinâmica - Calor e eletricidade

1: Efeito Joule

Quando uma corrente elétrica passa por um condutor, o condutor se aquece.

2: Aplicações do efeito Joule

As aplicações do efeito Joule são muitíssimo numerosas. Assinalaremos aqui algumas bastante comuns. 1. Determinação de J 2. Amperímetro térmico 3. Fornos 4. Aquecedores 5, Lâmpadas de incandescência 6. Fusíveis de segurança

3: Efeito termoelétrico ou efeito Seebeck

Suponhamos que dois pedaços de certo metal a sejam soldados aos extremos A1 e A2 de um pedaço de metal b de natureza diferente (Por exemplo: o metal a pode ser cobre, e o metal b pode-ser ferro). Se as duas soldas A1 e A2 forem mantidas a temperaturas diferentes t1 e t2 , aparecerá entre A1 e A2 uma diferença de potencial. Esse fenômeno é chamado efeito termoelétrico, ou efeito Seebeck.

4: Aplicaçoes do efeito termoelétrico

1. Pilha termoelétrica 2. Medida de temperatura

5: Efeito Peltier

Um par termoelétrico formado por dois metais de naturezas diferentes, a e b, ligados a um gerador G de-modo a formar um circuito fechado, quando passa corrente pelo par, a junção dos metais sofre aumento de temperatura quando a corrente passa num certo sentido, e diminuição de temperatura, quando a corrente passa em sentido oposto. Esse fenômeno é chamado efeito Peltier.

6: Efeito termodielétrico

Quando um dielétrico é fundido, durante a fusão passa uma corrente elétrica da fase sólida para a fase líquida ou vice-versa, conforme o tipo de dielétrico. Esse fenômeno é chamado efeito termodielétrico.

7: Nota Histórica

8: Exercícios propostos

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados