Efisica

Eletrodinâmica - Pilhas e Acumuladores

1: Introdução

2: Pilha de Volta

A pilha de Volta é constituída por uma solução de ácido sulfúrico em água, na qual é mergulhado um eletrodo de cobre e um de zinco.

3: Teoria eletrolítica da pilha de Volta

No funcionamento da pilha de Volta podemos distinguir duas fases: 1a) aparecimento de uma diferença de potencial inicial entre o cobre e o zinco; 2a) manutenção dessa diferença de potencial.

4: Pilha de Daniell

Pilha de Daniell consiste no seguinte: uma barra de cobre mergulhada numa solução de sulfato de cobre, contida num vaso de parede porosa, semi-permeável, em geral de porcelana. Por fora desse vaso existe uma solução de sulfato de zinco, contida num vaso de vidro. Na solução de sulfato de zinco se mergulha um cilindro de zinco . O vaso poroso não permite que as duas soluções se misturem, mas permite a passagem de íons de uma solução para outra. Ligando-se a barra de cobre ao cilindro de zinco por um condutor c, passa corrente nesse condutor, do cobre para o zinco.

5: Notícias sobre as pilhas de Bunsen e de Leclanché

6: Polarização das pilhas

Em todas as pilhas, a polarização é sempre o fenômeno pelo qual diminui a força eletromotriz da pilha por causa da alteração da concentração de íons em torno dos eletrodos durante o funcionamento.

7: Pilha seca

Nesta pilha, o pólo positivo é uma haste de carvão, e o negativo é de zinco. Em vez de eletrólito líquido, usa uma pasta de cloreto de zinco e cloreto de amônia. A essa pasta se adiciona bióxido de manganês, que é despolarizante. Pelo fato de não ter eletrólito líquido é chamada pilha seca.

8: Pilhas padrões

Pilhas-padrões são de construções bastante delicadas, que mantém a força eletromotriz constante por muito tempo. Elas não são utllizadas para uso geral como as outras, mas, somente nos laboratórios, como elementos de força eletromotriz padrão.

9: Acumuladores

Pilhas secundárias, ou acumuladores , para se restaurarem as condições iniciais, não é necessária a substituição de eletrodo, mas, basta passar por elas uma corrente elétrica em sentido oposto ao sentido da corrente que elas fornecem.

10: Acumulador de Edison, ou de níquel-ferro

Neste acumulador, o pólo positivo é de peróxido de níquel, e o negativo é de ferro. O eletrólito é uma solução de hidróxido de potássio ou hidróxido de sódio.

11: Nota Histórica

12: Exercícios propostos

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados