Efisica

Classificação das ondas eletromagnéticas

γ


De acordo com o comprimento de onda, as ondas eletromagnéticas se classificam em:

Nome , em
Raios de 0,0001 a 1
Raios X de 0,01 a 100
Raios ultra-violetas de 100 a 4.000
Luz de 4.000 a 7.000
Raios infra-vermelhos de 7.000 a 100.000
Ondas hertezianas De 100.000 A a quilômetros

Os raios são as ondas eletromagnéticas de menor comprimento de onda; as ondas hertzianas são as de maior.

Raios
Os raios são ondas eletromagnéticas emitidas pelos núcleos dos átomos das substâncias radioativas. Num dos próximos capítulos estudaremos que substância radioativa é aquela cujo átomo expulsa expontaneamente alguma partícula ou agregado de partículas, e se transforma num átomo de outra substância.



Raios x

 

São emitidos por elétrons quando acelerados com energia grande. Por exemplo, suponhamos uma placa de prata. Se a bombardearmos com algum tipo de partícula, por exemplo, com elétrons, os elétrons dos átomos de prata são acelerados, e emitem raios X. No próximo capítulo veremos que êsse é o processo usado para produzirmos raios X, com os chamados tubos de raios X, muito usado, por exemplo, em medicina.


Raios ultra -violetas, luz e raios infra-vermelhos

 


São emitidos por elétrons que são acelerados no interior de átomos ou de moléculas. Por exemplo, numa lâmpada de incandescência acontece o seguinte: a corrente elétrica, passando por um filamento de tungstênio, aquece-o, por efeito Joule. Os átomos de tungstênio ganham, então, energia sob a forma de calor. Com essa energia, os elétrons executam movimento periódico e emitem ondas eletromagnéticas visíveis, isto é, luz.

A luz é então onda eletromagnética com um comprimento de onda tal que impressiona nossa retina: por isso é visível. As outras ondas eletromagnéticas não impressionam nossa retina, e por isso não são visíveis. A luz possui uma infinidade de comprimento de ondas, que variam aproximadamente de 4.000 a 7.000 angstrons. Mas, êsses comprimentos de ondas se distribuem por sete tonalidades principais de cores, que são as sete cores do arco-íris: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta.


Ondas Hertzianas

 


São produzidas por circuitos oscilantes, como veremos mais adiante.

 

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados