Efisica

Exercícios propostos

 


1. Um condutor retilíneo de 2m de comprimento é colocado em um campo magnético de indução magnética , e é percorrido por uma corrente de 5A. Calcular a força que atua no condutor, nos seguintes casos: a) condutor perpendicular ao campo; b) condutor paralelo ao campo; c) condutor faz com o campo um ângulo de 30o.


Solução

 

Temos:

A força que atua no condutor vale:

a)

b)

c)

2. Um condutor retilíneo de 0,80m de comprimento, percorrido por uma corrente de 20A e colocado em um campo magnético de intensidade 400 oersteds, num meio de permeabilidade magnética 50 uem CGS. Calcular a força que atua no condutor nos seguintes casos: a) o condutor é perpendicular ao campo; b) o condutor é paralelo ao campo; c) o condutor faz com o campo ângulo de 45o.

3. Dois condutores retilíneos de 2m de comprimento cada são colocados paralelos a 2cm de distância, num meio de permeabilidade magnética 10 uem CGS. Um é percorrido pela corrente de 20A, outro pela corrente de 3 uem CGSi. Qual a força que atua nesses condutores?

4. As dimensões do quadro da figura 298 são: AD=BC=20cm; CD=AB=10cm. A corrente que passa no condutor é de 18 ampères. A intensidade ao campo magnético em que se encontra o condutor é de 40 oersteds, e a permeabilidade magnética do meio é de praoersted. Calcular o momento do binário que atua no quadro nas seguintes posições: a) o quadro é perpendicular ao campo; b) o quadro é paralelo ao campo; c) o quadro faz com o campo um ângulo de 60o.

NOTA

Vimos no tópico "Força Entre Dois Condutores Retilínios Paralelos", aplicação 3a, que êsse quadro colocado em um campo uniforme é o princípio dos motores elétricos. Os cálculos do exercício 195 farão o leitor sentir como é que por meio de um campo magnético e de uma corrente elétrica se pode obter rotação de um corpo. É isso o que realmente acontece com um motor elétrico. Será muito útil ao leitor recapitular o conceito de receptor e força contra-eletromotriz de un receptor, depois de ter resolvido êsse exercício (Capítulo 8).

5. No que consiste a ação de um campo magnético sobre uma corrente elétrica?

6. Qual a lei fundamental desse fenômeno?

7. As duas leis elementares de Laplace são “deduzidas” a partir de algumas outras leis? Como sabemos que elas são válidas?

8. De que elementos depende a força que um campo magnético exerce sobre um ímã? E a força que um campo magnético exerce sobre uma corrente? Que papel desempenham e nessas forças?

9. Quando o campo magnético é produzido por corrente elétrica, a força que êle exerce sobre um ímã depende do meio? E a força que êle exerce sobre uma corrente elétrica?

10. Deduza a fórmula da força que atua em um condutor retilíneo colocado em campo uniforme.

11. Deduza a fórmula de força que atua em dois condutores retilíneos e paralelos próximos, percorridos por corrente.

12. Explique como se processa a ação mútua entre um ímã e uma corrente.

13. Explique como aparecem as forças mútuas entre duas correntes.

14. Como funciona a roda de Barlow? Por que podemos dizer que a roda de Barlow é um motor elétrico?

15. Explique porque se dá a rotação de um quadro plano, percorrido por corrente, quando colocado em um campo magnético uniforme.

16. Explique o princípio de funcionamento de um motor elétrico, e faça um esquema.

17. Explique o funcionamento de um galvanômetro de quadro móvel.

18. Qual a posição em que deve ser colocado, em um campo magnético uniforme, um condutor retilíneo (com corrente) para que a força que atua nele seja máxima?

19. Nunca é possível a um condutor retilíneo estar em um campo magnético uniforme e não ficar sob ação de forças ou é? Justifique a resposta.

20. As forças que duas correntes exercem entre si dependem do meio? Justifique a resposta.


 

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados