Efisica

Ação mútua entre correntes

 

Duas correntes elétricas próximas exercem forças entre si. Isto porque, cada uma delas produz um campo magnético (1o fenômeno eletromagnético); e a outra, estando colocada nesse campo magnético, fica sujeita a forças (2o fenômeno eletromagnético).

Podemos demonstrar a ação mútua entre correntes com a experiência da figura abaixo. Dois solenóides são suspensos pelos centros de gravidade, cada um deles ligado a um gerador e a um interruptor. Quando fechamos os interruptores cada uma das correntes produz um campo magnético como o que está indicado na figura a. A corrente i2, estando no campo magnético da corrente i1, fica sujeita a uma força; a corrente i1, estando no campo magnético da corrente i2, fica sujeita a uma força. Observamos então o seguinte: mantendo o solenóide (1) fixo, no instante em que fechamos os interruptores, o solenóide (2) se desloca; mantendo o solenóide (2) fixo, no instante em que fechamos os interruptores, o solenóide (1) se desloca; deixando os dois livres, ambos se deslocam.

Ação mútua entre correntes

Figura 294

Se considerarmos os polos do solenóide, constataremos que êles se comportam do mesmo modo que os polos dos ímãs: os de nomes contrários se atraem, e os de mesmo nome se repelem.

campo no solenoide

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados