Efisica

Indução eletrostática

 


Suponhamos que um condutor A carregado, por exemplo positivamente, seja aproximado de um condutor B neutro (fig. 80). Verificaremos que na parte do condutor B próxima do outro, aparecerá eletricidade negativa e na parte afastada, eletricidade positiva. Esse fenômeno é chamado indução eletrostática, ou influência eletrostática.

indução eletrostática

Figura 80

Portanto, chama-se indução eletrostática ao fenômeno pelo qual um condutor se eletriza pela simples aproximação de um outro já eletrizado. O condutor que está eletrizado é chamado indutor, ou influenciante; o condutor que se eletrizou é chamado induzido ou influenciado.

 

Explicação do fenômeno

 

Vimos, no Capítulo I, uma explicação sumária da eletrização dos corpos por meio dos elétrons livres dos condutores, os quais constituem uma “nuvem de elétrons”, de grande mobilidade. Com essas idéias sobre a eletrização, a indução eletrostática é explicada do seguinte modo: o corpo B normalmente se apresenta neutro porque a carga negativa de seus elétrons é neutralizada pela carga positiva dos prótons. Quando ele é colocado próximo do corpo A, fica dentro do campo elétrico de A. O corpo A, tendo carga positiva, atrai elétrons livres, que se deslocam e ficam na parte de B próxima de A. A extremidade oposta de B fica então com excesso de carga positiva.

Se o indutor A tiver carga negativa, ele repele elétrons livres, que também tem carga negativa. Esses elétrons se dispõem então na extremidade de B afastada de A. E à extremidade de B próxima de A fica eletrizada positivamente, porque fica com excesso de cargas positivas.

A indução é explicada então por meio de movimento de elétrons livres dentro do condutor. Isso explica também porque o induzido sempre se eletriza com carga positiva e com carga negativa ao mesmo tempo, aparecendo uma em cada extremidade.

Vemos que na indução não há passagem de carga elétrica do indutor para o induzido. Há uma simples separação de cargas elétricas que já existiam no induzido, mas se neutralizavam.

Entre a carga positiva e a negativa do induzido existe urna região sem carga, chamada região neutra, ou zona neutra.

Indução

 

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados