Efisica

Indução mútua

 

Somente por questão de ordem foi apresentado o fenômeno de indução com o induzido inicialmente neutro. Mas, na realidade, isto não é necessário. A indução existe mesmo no caso em que dois corpos carregados estão em presença. Isso porque cada um dos corpos fica situado no campo elétrico do outro corpo e sofre indução.

Exemplo: Suponhamos o corpo A, com carga negativa, próximo do corpo B com carga positiva (fig. 86). No corpo A aparecem cargas negativas e positivas como indica a figura abaixo.

Indução mútuai

Figura 86

Vemos que essas cargas novas produzem um aumento de densidade elétrica do corpo A na região mais próxima de B porque nessa região aparece carga negativa, e uma diminuição da densidade elétrica do corpo A na região afastada do corpo B porque nessa região aparece carga positiva. Raciocínio idêntico se aplica ao corpo B. Na realidade sempre existe indução mútua mesmo quando o induzido está inicialmente neutro. Suponhamos o corpo A com carga positiva e o corpo B neutro (fig. 87). Neste último aparecem cargas negativas e positivas. A carga negativa do corpo B, estando próxima do corpo A , induz nesse corpo cargas positivas e negativas. Isso explica porque no corpo A vai haver um aumento da densidade elétrica na região próxima do corpo B e uma diminuição na região oposta, como tínhamos já mencionado na propriedade 5a do tópico "Características da Indução" .

Indução mútua

Figura 87

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados