Efisica

Características da indução

 


Neste fenômeno são observados os seguintes fatos fundamentais.

1o) No induzido aparecem ao mesmo tempo cargas positivas e negativas e uma região neutra.

2o) Afastando-se o indutor, o induzido volta ao estado neutro, porque foi afastado o campo elétrico que produzia separação nas cargas do induzido. Isso mostra que as cargas positiva e negativa desenvolvidas no induzido são de mesmo valor absoluto. Compreende-se considerando-se que as cargas positiva e negativa do induzido eram cargas que se neutralizavam antes da indução e que foram separadas.

3o) Aproximando-se o indutor do induzido, a região neutra se desloca. Porque, diminuindo a distância entre as cargas do indutor e as do induzido, a força de atração sobre as cargas de nome contrário aumentam e elas se aproximam mais do indutor; a força de repulsão sobre as cargas de mesmo nome também aumentam, e elas se afastam mais.

4o) Ligando-se o induzido à Terra, a carga de mesmo nome que a do indutor se escoa para a Terra, qualquer que seja o ponto do induzido pelo qual façamos ligação. No caso da figura 81 é a carga positiva que se escoa para aTerra.

induzido ligado a Terra é escoado  a carga positiva

Figura 81

5o) O fenômeno da indução produz modificação na densidade elétrica do indutor. A densidade aumenta no lado do indutor voltado para o induzido. Isso porque tanto a carga positiva do indutor atrai a negativa do induzido, como esta do induzido atrai a positiva do indutor. Assim há um acúmulo de carga de indutor na região mais próxima do induzido (fig. 82).

acúmulo de carga de indutor na região mais próxima do induzido

Figura 82

6o) O meio interposto entre os dois corpos influi muito no fenômeno. A indução se processa tanto mais facilmente quanto mais elevado for o poder indutor específico do meio interposto.

 

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados