Características da indução
Neste fenômeno são observados os seguintes fatos fundamentais. 1o) No induzido aparecem ao mesmo tempo cargas positivas e negativas e uma região neutra. 2o) Afastando-se o indutor, o induzido volta ao estado neutro, porque foi afastado o campo elétrico que produzia separação nas cargas do induzido. Isso mostra que as cargas positiva e negativa desenvolvidas no induzido são de mesmo valor absoluto. Compreende-se considerando-se que as cargas positiva e negativa do induzido eram cargas que se neutralizavam antes da indução e que foram separadas. 3o) Aproximando-se o indutor do induzido, a região neutra se desloca. Porque, diminuindo a distância entre as cargas do indutor e as do induzido, a força de atração sobre as cargas de nome contrário aumentam e elas se aproximam mais do indutor; a força de repulsão sobre as cargas de mesmo nome também aumentam, e elas se afastam mais. 4o) Ligando-se o induzido à Terra, a carga de mesmo nome que a do indutor se escoa para a Terra, qualquer que seja o ponto do induzido pelo qual façamos ligação. No caso da figura 81 é a carga positiva que se escoa para aTerra.
5o) O fenômeno da indução produz modificação na densidade elétrica do indutor. A densidade aumenta no lado do indutor voltado para o induzido. Isso porque tanto a carga positiva do indutor atrai a negativa do induzido, como esta do induzido atrai a positiva do indutor. Assim há um acúmulo de carga de indutor na região mais próxima do induzido (fig. 82).
6o) O meio interposto entre os dois corpos influi muito no fenômeno. A indução se processa tanto mais facilmente quanto mais elevado for o poder indutor específico do meio interposto.
|