Efisica

Aplicações da indução



1a) O fenômeno da indução é usado quando queremos carregar um corpo com carga de sinal determinado. Suponhamos por exemplo que queremos carregar o corpo A com carga positiva. Aproximamos dele um corpo B eletrizado negativamente, e no corpo A aparecerá, por indução, carga positiva e carga negativa (fig. 88-1º). Ligamos o corpo A à terra; é assim escoada a carga negativa (fig. 88-2º). Cortando a ligação com a terra, e afastando o indutor, a carga positiva de A se espalha por toda a superfície, e esse corpo fica eletrizado positivamente. Esse processo é usado frequentemente nos laboratórios para carregar urn eletroscópio com carga de sinal determinado.

Aplicações da indução

Figura 88

2a) Com o fenômeno da indução, podemos explicar a atração de corpos leves pelos corpos atritados. Suponhamos que o corpo A é atritado e adquira carga positiva. Um corpo leve B colocado nas proximidades fica com carga negativa e carga positiva. Entre a carga positiva de A e a negativa do leve aparece uma força de atração. Entre a carga positiva do corpo A e a positiva do corpo leve aparece uma força de repulsão .

O corpo leve fica sujeito a três forças: , e o peso . As forças e dão uma resultante . Quando for superior a essa resultante o corpo é deslocado para o corpo A. Mas, para isso, é necessário que o peso seja pequeno, isto é, que o corpo B seja leve.

atração de corpos leves pelos corpos atritados explicado pelo fenômeno da indução

Figura 89

3a) Uma grande aplicação do fenômeno está nos condensadores. Um condensador é constituído por um indutor e um induzido separados por um dielétrico. (Será estudado no Capítulo V).


© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados