Efisica

A indução eletromagnética

 


Suponhamos um condutor fechado c colocado num campo magnético. Para simplicidade, imaginemos o campo uniforme (fig. 303). Seja S a área da superfície determinada pelo condutor; o ângulo formado pela normal a essa superfície com as linhas de força; a indução magnética. O fluxo magnético através da superfície S é:

A experiência nos mostra o seguinte: se por um processo qualquer variar o fluxo , como consequência aparecerá no condutor uma corrente elétrica. Esse fenômeno é chamado indução eletromagnética. A corrente i que aparece é chamada corrente induzida.



Figura 303

Portanto, chama-se indução eletromagnética ao fenômeno pelo qual aparece corrente elétrica num condutor, quando ele é colocado num campo magnético e o fluxo que o atravessa varia.

É importante notar que a causa da indução eletromagnética é a variação do fluxo. Se o fluxo permanecer constante e não variar, então a corrente elétrica desaparecerá.

 

Variação de fluxo

 

A variação do fluxo pode ser obtida, ou por uma variação da indução , ou por uma variação da área S, ou por uma variação de . Na prática, o que se faz quase sempre é variar o , pois para isso basta girar o condutor dentro do campo magnético. Nesse caso, a variação do fluxo é igual àquela descrita no capítulo anterior (recorde, porque é importante).

Indução

 

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados