Efisica

Eletromagnetismo - O Terceiro fenômeno Eletromagnético - Indução Eletromagnética

1: A indução eletromagnética

Chama-se indução eletromagnética ao fenômeno pelo qual aparece corrente elétrica num condutor, quando ele é colocado num campo magnético e o fluxo que o atravessa varia.

2: Exemplos de indução eletromagnética

A indução eletromagnética existe todas as vezes que varia o fluxo magnético que atravessa um condutor. Na prática essa variação do fluxo é obtida por vários processos. 1º - Indução numa bobina com deslocamento de imã 2º - Indução numa bobina produzida por outra bobina 3º - Indução num condutor retilíneo movendo-se em campo uniforme

3: Leis fundamentais da indução eletromagnética

São duas: a lei de Lenz e a de Faraday-Neumann.

4: Indução num quadro plano em rotação num campo uniforme

Quando um quadro plano gira com movimento de rotação uniforme dentro de um campo magnético uniforme, a força eletromotriz induzida no quadro é uma função senoidal do tempo. Uma força eletromotriz desse tipo é chamada, por definição, força eletromotriz alternativa senoidal.

5: Indução mútua entre dois circuitos

Suponhamos agora que os dois circuitos inicialmente possuam corrente. Neste caso, cada um deles pode provocar indução eletromagnética no outro. A isso chamamos indução mútua.

6: Bobina de ruhmkorff, ou bobina de indução

A bobina de Ruhmkorff, também chamada bobina de indução é um dispositivo que nos permite obter alta tensão alternada, utilizando corrente contínua a baixa tensão.

7: Correntes de Foucault

Chamam-se corrente de Foucalt a correntes elétricas induzidas circulares que aparecem por indução em blocos metálicos.

8: Auto indução ou self-indução

Auto-indução é o fenômeno pelo qual um condutor produz indução eletromagnética em si mesmo quando é percorrido por uma corrente variável.

9: Dínamos ou geradores mecânicos de eletricidade

Chamam-se geradores mecânicos de corrente elétrica, ou dínamos, aos dispositivos que transformam energia mecânica em energia elétrica.

10: Nota Histórica

11: Exercícios propostos

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados