Efisica

Eletrodinâmica - Geradores, Receptores, Leis de Kirchhoff

1: O gerador

Quando o gerador transforma energia mecânica em elétrica ele é chamado gerador mecânico ou dínamo; quando transforma energia química é chamado pilha hidroelétrica; quando transforma energia térmica é chamado pilha termoelétrica, etc..

2: Força eletromotriz do gerador

Para relacionarmos a energia que o gerador fornece aos íons com a carga elétrica que atravessa uma secção transversal do circuito definimos uma grandeza característica do gerador, chamada força eletromotriz.

3: Lei de OHM para circuitos fechados, ou lei de Pouillet

4: Associação de geradores

Há três tipos de associação de geradores: a) em série b) em paralelo, ou em derivação c) mista.

5: Receptor e força contra - eletromotriz de um receptor

Chama-se receptor a qualquer dispositivo que transforme energia elétrica em um outro tipo qualquer de energia, contanto que esse outro tipo de energia não seja calor. Chama-se fôrça contra-eletromotriz de um receptor ao quociente da energia elétrica que ele absorve durante certo tempo pela carga elétrica que ele recebe durante o mesmo tempo.

6: Lei de OHM para um trecho em que há geradores e receptores

7: Estudo das rede-leis de Kirchhoff

Chamamos rede a um conjunto de condutores, geradores e receptores ligados entre si de maneira qualquer, isto é, em combinações de séries e derivasções. Os problemas relativos às redes são resolvidos por duas leis de Kirchhoff.

8: Nota Histórica

9: Exercícios propostos

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados