Efisica

Carga eletrônica

 

 

O valor absoluto da carga elétrica do elétron é chamado carga eletrônica, e se representa pela letra e. Assim, a carga elétrica do elétron, com seu sinal, é representada por , e a do proton, por . O valor da carga eletrônica é aproximadamente:

Pelos assuntos que já estudamos, o leitor pode agora fazer uma pausa e pensar no importantíssimo papel desempenhado pelo elétron na corrente elétrica. Vimos já que, quando se trata de corrente elétrica em um metal ela é constituída só pelo movimento de elétrons. Estamos vendo agora que nos eletrólitos a corrente é constituída pelo movimento de íons. Ora, os íons são átomos em que há elétrons a mais ou a menos. A conclusão a que chegamos é a seguinte: em qualquer caso em que há corrente elétrica, a carga elétrica que está em movimento é um múltiplo da carga do elétron. Assim, se há um íon de sódio em movimento, há movimento da carga ; se há um íon em movimento, há movimento de carga , etc..

A carga elétrica do elétron (e a do próton) é a menor carga elétrica existente na natureza. Todas as cargas elétricas são múltiplas dela. Ela é a unidade natural de carga elétrica. Por isso é chamada, por muitos autores, átomo de eletricidade.

 

Carga elétrica de um íon

 

Se a valência de um íon é z, a carga desse íon é ze. Esta observação será usada no tópico "Leis de Faraday sobre a Eletrólise"; quando deduzirmos as leis de Faraday.

 

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados