Relação entre a resistência elétrica e as dimensões do condutor
Entre as resistências de um condutor e suas dimensões existem as duas relações seguintes:
1ª Lei: A resistência elétrica de um condutor homogêneo é diretamente proporcional ao seu comprimento
A resistência elétrica de um condutor homogêneo é diretamente proporcional ao seu comprimento. Para demonstrá-la tomamos diversos condutores, todos de mesmo material, mesma área de secção transversal e à mesma temperatura, mas de comprimentos diferentes. Sendo o que demonstra a lei.
2ª Lei: A resistência elétrica de um condutor homogêneo é inversamente proporcional à área de sua secção transversal
A resistência elétrica de um condutor homogêneo é inversamente proporcional à área de sua secção transversal. Para demonstrá-la consideramos diversos condutores todos de mesmo material, mesmo comprimento e à mesma temperatura, mas com áreas de secções transversais diferentes. Medindo as áreas ou o que demonstra a lei. Essas duas leis podem ser expressas por uma única fórmula. Representando por
isto é, ou A quantidade
Definição de resistividade
Para definirmos resistividade de um material à certa temperatura consideramos um fio feito com esse material e tendo comprimento A importância desse conceito está no fato de que, para uma dada temperatura, o quociente indicado é constante para um dado material, e não depende do fio particular usado para calculá-lo.
Observação
Se na expressão anterior considerarmos o que significa que: a resistividade de um material é numericamente igual à resistência de um fio feito com esse material e tendo unidade de comprimento, e unidade de área em secção transversal.
|