Efisica

Caixa de resistências

 


A caixa de resistência é um conjunto de resistências de valores determinados, que podem ser colocadas ou retiradas do circuito pela maneira que explicaremos. Elas tem esse nome porque as suas resistências são sempre colocadas no interior de uma caixa, para que fiquem protegidas.

A caixa de resistências consta de:
1o) um conjunto de peças metálicas a, b, c, d, e, f, curtas e largas, de maneira que suas resistências são desprezíveis;
2o) um conjunto de resistências de valores conhecidos, por exemplo , , , , . As peças metálicas são separadas umas das outras, e cada resistência tem as suas extremidades ligadas a duas placas contíguas (fig.133) por exemplo, a resistência de tem uma extremidade ligada à peça a, outra ligada à peça b, etc..
3o) um conjunto de cavilhas que podem ser encaixadas com exatidão entre duas peças metálicas. Essas cavilhas são metálicas mas tem um pequeno cabo de madeira por onde nós as seguramos.

caixa de resistência

Figura 133

O circuito é ligado à primeira peça metálica, em A, e à última, em B. Retirando-se da caixa a primeira cavilha interrompe-se a ligação entre a e b; e a corrente só pode passar de a a b através da resistência de . Se a primeira cavilha permanecer entre a e b, a ligação entre a e b será direta, isto é, a ligação através da cavilha oferece uma resistência desprezível mesmo em relação à resistência de . Então praticamente a totalidade da corrente passa de a e b através da cavilha, e não pela resistência de ; esta resistência fica fora de circuito. O mesmo acontece em relação às demais resistências e cavilhas correspondentes. Portanto, para se colocar uma resistência no circuito deve-se retirar a cavilha correspondente. Por exemplo; retirando-se as três primeiras coloca-se no circuito a resistência de ; retirando-se as cavilhas 3a, 4a e 5a somente, coloca-se no circuito a resistência de ; retirando-se todas as cavilhas, coloca-se a resistência de 1111,1 ; e não se retirando nenhuma, não se coloca nenhuma resistência no circuito. A figura 134 é a fotografia de uma caixa de resist6encias.



Figura 134

 

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados