Efisica

Exercícios Propostos

 

 

1. Uma esfera de raio 5 cm é carregada com a carga elétrica de 200 statcoulombs. Calcular a densidade elétrica superficial.

 

Solução

 

. A área da superfície esférica é: .

Logo:


2. A densidade elétrica superficial de uma esfera é 10 ues CGS . Sendo o raio igual a 2 cm, qual a carga elétrica da esfera?

 

Solução

 

. Sendo , fica :

Resposta: statcoulombs.


3. O número que mede a densidade elétrica de certa esfera é igual ao número que mede a carga elétrica dessa esfera, quando se usam unidades MKS. Qual o raio dessa esfera?

4. Uma esfera tem raio de 2 cm e outra tem raio de 3 cm. Colocadas no vácuo com os centros à distância de 5 cm repelem-se com a força de 2 d. A relação da densidade elétrica da primeira para a densidade elétrica da segunda é 9/2. Calcular as cargas elétricas das esferas.

5. A relação entre as cargas elétricas de duas esferas é 2/3. A relação entre os raios dessas esferas é 5/8. Qual a relação entre as densidades elétricas?

6. Duas esferas eletrizadas têm raios R1 e R2 conhecidos. A razão de suas cargas elétricas é igual à razão dos seus raios. A soma das duas cargas elétricas é Q, conhecida. Pedem-se:

a) as densidades elétricas das duas esferas, em função de R1, R2 e Q ;

b) os valores numéricos dessas densidades elétricas para o caso em que R1= 4cm, R2= 5cm e Q = 40 ues CQSq.

7. Porque em um corpo bom condutor a carga elétrica se distribui pela superfície externa?

8. Defina densidade elétrica superficial média de uma superfície e densidade elétrica superficial em um ponto.

9. Defina as unidades de densidade elétrica superficial dos sistemas CGS e MKS, e demonstre a relação que existe entre elas.

10. Densidade elétrica é grandeza vetorial ou escalar? Porque? É dotada de sinal? Porque?

11. O que é um corpo uniformemente eletrizado? Porque uma esfera é sempre uniformemente eletrizada?

12. Que é “poder das pontas”? Descreva algumas experiências que demonstram o poder das pontas.

13. Como se explica o sopro elétrico?

14. Se as esferas A e B da máquina eletrostática da figura abaixo forem colocadas próximas, haverá entre elas o sopro elétrico. Esse vento sopra da esfera negativa para a positiva, ou vice-versa? Justifique a sua resposta.

15. Como se explica que o torniquete elétrico, estando ligado ao terminal negativo de uma máquina eletrostática, gira em sentido contrário ao das pontas? Se o torniquete for colocado no terminal positivo de uma máquina eletrostática ele também girará? Justifique sua resposta.

16. Porque motivo na máquina eletrostática da figura abaixo se usam as pontas ligadas ao terminal positivo da máquina para neutralizar as cargas positivas do vidro?

17. Como funciona um para-raios? Na experiência que mostra a ação dos para-raios, qual o elemento que faz o papel das nuvens?

18. O que é ionização de uma molécula?


 

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados