Efisica

Eletrostática - Distribuição da eletricidade nos condutores

1: Introdução

Em um corpo feito de material bom condutor, a eletricidade se distribui pela superfície externa.

2: Densidade elétrica superficial

Em muitas questões interessa-nos saber o valor da carga elétrica existente na unidade de área. Por isso definimos uma grandeza chamada densidade elétrica superficial.

3: Unidades de densidade elétrica

Definimos esta unidade baseando-nos em corpo uniformemente eletrizado.

4: Distribuição da densidade elétrica superficial

Em geral, os corpos não são uniformemente eletrizados: a densidade elétrica varia de ponto para ponto. A densidade elétrica é maior nas regiões de menor raio de curvatura, isto é, nas regiões mais curvas.

5: O "poder das pontas"

A eletricidade se acumula mais nas regiões mais curvas, quando um corpo eletrizado tem uma ponta, nela há grande acúmulo de carga elétrica.

6: Raio,Relâmpago,Trovão e Para-Raio

Durante as tempestades violentas as nuvens se carregam intensamente de eletricidade. Saltam então faíscas gigantescas dessas nuvens (com cargas de sinais opostos) para a Terra. Essas faíscas são os raios. Essa descarga elétrica arranca elétrons das moléculas dos constituintes do ar, isto é, ioniza essas moléculas produzindo uma luz. Essa luz é o relâmpago. A descarga aquece muito o ar por onde passa, e provoca uma dilatação rápida desse ar, é o trovão.

7: Tensão eletrostática

Ao quociente do módulo da força pela área correspondente damos o nome de tensão eletrostática

8: Nota histórica

Excetuando-se a Física Atômica e Nuclear, a Eletricidade é a parte mais nova da Física. Enquanto que a Antiguidade deu muitas contribuições à Mecânica e à Ótica, em Eletricidade a observação de Tales é a única de que temos notícia daquela época. Os antigos tinham o conceito de “raio luminoso, conheciam os fenômenos de reflexão e refração, os espelhos e as lentes: sabiam usar a alavanca, o plano inclinado, tinham já o conceito de centro de gravidade e conheciam alguma coisa de estática.

9: Exercícios Propostos

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados