Efisica

Eletrização por contato


Suponhamos um condutor A de capacidade . Carregado com uma carga ele atinge um potencial . Seja um outro condutor, B, de capacidade , mas neutro. Significa que a sua carga é e seu potencial . Se esses dois condutores forem postos em contato, o condutor B se eletrizará. Eles ficarão com um potencial comum V que, segundo vale:

ou

Depois do contato, as suas cargas serão de acordo com as relações:

corpo A: ou

corpo B: ou

Essas expressões nos mostram que o corpo B, que estava neutro, depois do contato terá uma carga menor, igual ou maior do que a carga final do corpo A, segundo seja ou .


Escoamento da carga para a terra

 

 

Agora estamos em condições de examinar o fenômeno de escoamento da carga de um corpo eletrizado para a terra, quando são postos em contato. A terra se comporta como o corpo B. E, como ela é praticamente uma esfera de raio muitíssimo grande, a sua capacidade elétrica é muitíssimo maior do que a capacidade do corpo A, qualquer que seja este corpo A. A consequência é que depois do contato, a carga da terra, , é muitíssimo maior do que a carga do corpo A. A terra praticamente retira toda a carga do corpo A, deixando-o com uma carga tão pequena que não pode ser acusada pelos nossos instrumentos de medida.


Escoamento da carga para a terra

Figura 97

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados