Efisica

Propriedade fundamental do campo magnético

 

 

Seja o campo produzido pela massa magnética M. Suponhamos que num ponto A desse campo seja colocada a massa magnética puntiforme m, suficientemente pequena para não alterar o campo magnético de M (fig. 235). Em m atuará uma força , que pode ser de atração ou repulsão, de acordo com os sinais de M e m. Suponhamos que retiremos do ponto A a massa magnética m e coloquemos nesse mesmo ponto, sucessivamente, as massas magnéticas , todas elas satisfazendo as duas condições: puntiformes, e suficientemente pequenas para não alterarem o campo de M. Nessas massas atuarão, respectivamente, as forças . A propriedade fundamental do campo magnético é a seguinte: o quociente dessas forças pelas massas magnéticas correspondentes colocadas em A é uma grandeza vetorial constante em módulo, direção e sentido, para o mesmo ponto A


Figura 235

(constante)

 

Essa grandeza vetorial é chamada vetor campo magnético, ou simplesmente, o campo magnético no ponto A. Considerando só uma igualdade, temos:

ou

A equação do campo magnético é a que corresponde à equação do campo elétrico, e do campo gravitacional (veja o tópico "Propriedade Fundamental do Campo Elétrico" ).

Considerando os módulos de e m, temos:

Quando

, resulta

Significa que o módulo do campo magnético em um ponto é igual à intensidade da força que atua sobre a unidade de massa magnética colocada nesse ponto.

A equação mostra que a força que atua na massa magnética m colocada em um campo magnético depende de dois fatores:
1o) da própria massa m;
2o) do fator vetorial , que não depende de m, mas sim do ponto em que ela é colocada.

Recorde o tópico "Propriedade Fundamental do Campo Elétrico" .

 

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados