Efisica

Linha de força

 

Chama-se linha de força de um campo magnético a uma linha que em cada ponto é tangente ao campo desse ponto (fig. 239).

Vemos que essa definição é idêntica à definição de linha de força do campo eletrostático. As características das linhas de força do campo magnético são as mesmas das linhas de força do campo elestrostático, a saber (veja o tópico "Linha de Força" ):

linha de força

Figura 239
1a) Duas linhas de força de um campo magnético nunca se cruzam.
2a) As linhas de força do campo magnético produzido por uma única massa magnética seriam retilíneas. E as do campo produzido por mais que uma massa magnética são curvas. Como na natureza não existe uma massa magnética isolada, mas elas existem aos pares, formando os ímãs, concluímos que as linhas de força dos campos magnéticos dos ímãs são curvas. A figura 239 mostra a forma das linhas de força do campo de ímã em forma de barra.
3a) Convencionamos que o sentido da linha de força seja o sentido de deslocamento de uma massa magnética puntiforme norte colocada sobre a linha. Com essa convenção concluímos que as linhas de força “saem” do polo norte e “entram” no polo sul (fig. 239).

 

a. Tubo de força

 

Chama-se tubo de força ao conjunto das linhas de força que passam pelos pontos de uma linha fechada não plana considerada no campo. É conceito análogo ao do campo eletrostático (veja o tópico "Tubo de Força" ).

 

b. Campo magnético uniforme

 

É aquele em que o campo tem mesmo módulo, mesma direção e mesmo sentido em todos os pontos.

As linhas de força desse campo são retas e paralelas (compare com o tópico "Campo Elétrico Uniforme"). Na prática se obtém um campo magnético uniforme com um ímã que tenha os polos planos e paralelos, como indica a figura 240. O leitor deve estar lembrado de que, para se produzir um campo elétrico uniforme se usam dois planos uniformemente eletrizados, paralelos e próximos, um com carga , outro com : veja a figura 55 do capítulo 3.



Figura 55
Campo magnético uniforme

Figura 240

Campo Magnetico em 3D

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados