Efisica

Fluxo magnético num campo uniforme

 

Suponhamos uma superfície plana de área S colocada em um campo magnético uniforme de indução magnética . Seja n a normal à superfície e o ângulo que a normal à superfície faz com a direção do campo, que é a direção de (fig. 249).

 

Definção

 

Chama-se fluxo magnético que atravessa uma superfície plana, colocada em um campo magnético uniforme, ao produto do módulo de indução magnética, pela área da superfície, pelo coseno do ângulo que a normal à superfície faz com a direção do campo. Representa-se o fluxo pela letra . Então, por definição,

Vemos então que fluxo magnético é o fluxo da indução magnética .

 

Variação do fluxo

 

O fluxo magnético pode variar por uma variação da área da superfície, ou por uma variação da indução, ou por uma variação da posição da superfície no campo. Dos três processos, o mais comodo é o terceiro. Para isso fazemos a superfície girar em torno de um eixo perpendicular ao campo.

Essa variação do fluxo em função do ângulo é idêntica à variação do fluxo elétrico em função do ângulo , que foi estudada no tópico "Fluxo Elétrico num Campo Uniforme". Devido à importância do assunto, sugerimos ao leitor que reproduza a variação do fluxo em função de , mas, agora para o fluxo de . O gráfico da variação é o da figura 250.



Figura 250

Queremos salientar aqui que, na prática, o conhecimento da variação do fluxo magnético é muito mais importante do que o conhecimento da variação do fluxo elétrico. Porque a variação do fluxo magnético é responsável pelo importantíssimo fenômeno chamado indução eletromagnética, que será estudado no Capítulo 16.


Unidades de fluxo magnético - 1. Sistema CGSEM

 

Esta unidade é obtida a partir da equação de definição considerando-se:

, ou seja , o que significa superfície perpendicular ao campo.

Resulta:

Chama-se maxwell ao fluxo magnético que atravessa uma superfície plana de um colocada perpendicularmente a um campo magnético uniforme de indução magnética um gauss.

 

Unidades de fluxo magnético - 2. Sistema MKS

 

A unidade de fluxo é obtida considerando-se:

Resulta:

Um weber é o fluxo magnético que atravessa uma superfície plana de área de um metro quadrado, colocada perpendicularmente a um campo magnético uniforme de indução magnética de um weber por metro quadrado

NOTA: O termo weber originalmente foi empregado para designar a unidade de fluxo magnético. Pelo fato de ser

é que a unidade é chamada .

No tópico "Sistema de Unidades de Magnetismo e Eletromagnetismo" vimos que a unidade de massa magnética também é chamada weber. Faz-se isso porque massa magnética e fluxo magnético são grandezas físicas da mesma espécie. Deixamos ao leitor, como exercício, demonstrar isso.

Fluxo no campo uniforme

 

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados