Efisica

Classificação das substâncias magnéticas


As substâncias magnéticas dividem-se em três grupos.

 

1ª - Substâncias paramagnéticas

 

Por definição, são aquelas que têm susceptibilidade magnética positiva e constante.

Sendo concluímos que:

a) positiva significa que tem o mesmo sentido que , isto é, uma substância paramagnética sofre indução do 1o caso.

b) sendo constante, concluímos que é diretamente proporcional a ; quanto mais forte for o campo indutor, maior será a imantaçao .

Exemplos importantes de substâncias diamagnéticas são: alumen ferroso-amoniacal, alumínio, chumbo, cloreto cúprico, cloreto férrico, oxigênio, etc..

 

2ª - Substâncias diamagnéticas

 

Por definição, são aquelas que têm susceptibilidade magnética negativa e constante.

Sendo concluímos que :

a) negativa significa que tem sentido oposto ao de , isto é, uma substância diamagnética sofre indução, do 2o caso.

b) sendo constante, concluímos que é diretamente proporcional a ; quanto mais forte for o campo indutor, maior será a imantação .

Exemplos importantes de substâncias diamagnéticas são: a grafite, o bismuto, o cobre, prata, zinco, mercúrio, nitrogênio, etc..

 

3ª - Substâncias ferromagnéticas

 

Por definição, são aquelas que têm susceptibilidade positiva, mas não constante: a sua susceptibilidade é função do campo indutor .

Sendo positivo, concluimos que tem o mesmo sentido que , isto é, uma substância ferromagnética também sofre indução do 1o caso (fig. 251). Mas, sendo variável, a imantação não é mais proporcional a . Obtemos experimentalmente os valores de do induzido em função do campo indutor , e depois levamos os resultados a um gráfico. Esse gráfico é chamado curva de imantação. Está esquematizado na figura 253. Essa curva mostra que, partindo de um campo magnético indutor nulo e aumentando esse campo, a imantação também vai aumentando. Mas, no começo, uma variação do campo produz certa variação da imantação; quando o campo já possui um valor grande, a mesma variação do campo produz na imantação uma variação menor.



Figura 253

Outro fato importante que essa curva nos mostra é que existe um valor do campo para o qual a imantação atinge um valor máximo. Daí por diante, continuando a aumentar o campo, a i mantação não varia mais. Dizemos que a substância atingiu a saturação. O valor máximo da imantação é chamado imantação de saturação. O valor do campo correspondente é chamado campo de saturação. O ponto A correspondente do gráfico é chamado ponto de saturação.

Substâncias ferromagnéticas são o ferro e muitas ligas de ferro.

 

© 2007 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados